Imagem é sua marca profissional

03-12-2010 22:41

 

Etiqueta corporativa pode definir uma contratação e é primordial para o convívio harmonioso no trabalho.

Por Rômulo Martins

 A primeira impressão é a que fica? No universo corporativo sim e pode garantir uma vaga no mercado de trabalho ou o fechamento de um contrato. Especialistas em etiqueta empresarial afirmam que nem sempre o profissional terá uma segunda chance para esclarecer um equívoco. Por isso, vista-se e comporte-se de forma adequada na esfera profissional, afinal, no ambiente de trabalho, você está vendendo a sua imagem e a da empresa.

“Você pode ser descontraído, não precisa ser formal ou engessado, mas é importante que se atente às regras da polidez”, diz Célia Leão, consultora especialista em etiqueta corporativa.

No ambiente de trabalho a etiqueta ganha mais importância com a reorganização dos espaços, cuja ideia é permitir que profissionais trabalhem na mesma sala para proporcionar um ambiente mais participativo e colaborativo na criação e inovação de produtos e serviços.

“É gratificante e até mais produtivo trabalhar com alguém que não fale muito alto, não seja invasivo, deixa o celular no silencioso e sabe usar de forma adequada os espaços coletivos como o banheiro e a copa”, afirma Célia. “Trabalhar ao lado de uma pessoa com posturas inadequadas interfere negativamente na produtividade da equipe”, destaca.

Verde-amarelo pode?
A Copa do Mundo fez com que a maioria das empresas revisse seus horários e espaços para permitir que os funcionários acompanhem os jogos na própria organização. O clima é de festa e descontração, mas é bom lembrar que você está no ambiente de trabalho, por isso algumas recomendações são necessárias.

Não vá para a empresa de verde-amarelo, esta não é uma combinação apropriada para o meio empresarial. Se quiser caracterizar-se na hora dos jogos leve uma camisa temática na bolsa ou mochila. “Para as mulheres, apesar do verde, amarelo e outras cores exóticas estarem na moda, utilizar esmalte nessas cores no universo corporativo me soa estranho”, ressalta Célia Leão.

Apitos e cornetas são adequados apenas em estádios de futebol ou espaços abertos, diz a consultora. No auditório da empresa também são impróprios. Comemore, celebre, reclame, mas cuidado com os palavrões, adverte Célia, pois seu chefe pode ouvir.

“Seja criativo, use um lenço verde-amarelo, leve uma bandeira para a empresa. Mas não se esqueça que depois do jogo o trabalho recomeça e você terá de lidar com o cliente ou produzir até o final do expediente”.