Laboratório usará iPad para apresentar remédios

20-01-2011 21:23

FERNANDO SCHELLER - O Estado de S.Paulo

Os promotores de medicamentos do laboratório Eurofarma levam uma pasta cheia de estudos científicos e documentos para provar a eficácia dos princípios apresentados aos médicos. Em breve, 600 dos 1,5 mil propagandistas da empresa vão reduzir o peso que carregam: todas as informações para a apresentação dos novos medicamentos estarão concentradas em menos de 700 gramas.

 

A partir de março, esses profissionais vão demonstrar as descobertas do laboratório usando um dos maiores sonhos de consumo da atualidade: o iPad, da Apple. A Eurofarma, que projeta crescimento de 30% para 2011 após a compra da empresa de soros e produtos hospitalares Segmenta, investiu R$ 1,5 milhão na compra dos equipamentos.

O lote de aparelhos representa 30% da primeira cota de 2 mil unidades de iPads separada pela Apple para o mercado brasileiro. "A negociação da compra foi feita diretamente com a Apple, que foi sensível aos motivos do pedido e também ao fato de a empresa estar disposta a realizar o investimento", diz Roberta Junqueira, diretora comercial de prescrição médica da Eurofarma. Os iPads foram entregues em dezembro, e a companhia iniciará o treinamento dos funcionários que vão usar os tablets este mês.

Tempo real. Segundo Roberta, o valor inclui o desenvolvimento de aplicativos especialmente para a empresa. Com eles, os representantes vão digitar as informações relevantes sobre a visita, como solicitações dos médicos e quantidade de amostras distribuídas, e os dados poderão ser acessados em tempo real. "É importante ter um controle do que é distribuído, uma vez que há fiscalização", diz Roberta.

Parte desse trabalho atualmente é feito em smartphones distribuídos aos propagandistas. Outra vantagem que o aparelho trará será a interatividade: as ferramentas incluídas nos tablets permitirão a visualização clara das aplicações e contraindicações dos remédios, além do download de estudos recém-publicados.

"Trata-se de uma mudança de paradigma, uma personalização da promoção do produto", afirma Helton Carvalho, executivo de marketing do laboratório