Propagandista - Dicas para uma carreira de sucesso

25-11-2010 00:16

 

Para se tornar um representante, primeiramente a pessoa teve de provar sua competência na função por meio de concorridos processos seletivos. Porém, uma vez empregado, o profissional precisa ter em mente que o sucesso consistente só é possível por intermédio do trabalho árduo, intensa dedicação e espírito permanente de evolução. Este artigo destaca os cinco principaís segredos do representante de sucesso.

1) Qualidade da visitação médica

Ao final do dia de trabalho, o propagandista deverá se fazer as seguintes perguntas: dos médicos que visitei hoje, para quantos eu entreguei as amostras grátis? Para quantos eu demonstrei os benefícios dos meus produtos? Para quantos eu estabeleci um compromisso concreto de utilização desses produtos? A dificuldade está em aproximar os 100% dos médicos visitados do último e não somente do primeiro questionamento.

2) Organização pessoal e planejamento de visitas

Para obter sucesso, o profissional deve ter um perfil muito organizado. Esteja atento a detalhes e planeje o roteiro e as visitas com antecedência.

3) Conteúdo Técnico

Se você for propagandista questione-se se esta tecnicamente preparado para promover seus produtos a qualquer momento, com ou sem o material promocional de apoio. Possui claras anotações a respeito da última visita realizada? Antes de entrar no consultório é capaz de afirmar com convicção o ojejetivo da visita, baseado no histórico de visitas anteriores? Conhece bem o perfil do médico, suas necessidades terapêuticas e seus interesses pessoais?

4) Profissionalismo

Você é capaz de aceitar críticas construtivas com maturidade e como sendo uma oportunidade para o desenvolvimento pessoal ? Mantém o controle emocional mesmo quando sob pressão? Na profissão de representante, você é submetido a diversas situações nas quais a postura tranquila, assertiva e confiante deverá ser a tônica  e não a exceção de comportamento.

5) Comportamento leal e ético

Como a empregadora, a indústria farmacêutica espera do propagandista a mais completa lealdade em todos os momentos do seu vínculo empregatício. Portanto, o profissional deve sempre defender a imagem da empresa. Jamais deve falar mal dos seus gerentes, evitando fazer parte de "panelas" ou fazer "fofocas" sobre os colegas de profissão.