O Médico e o Propagandista

03-12-2010 22:23

 

 

O Médico e o Propagandista      
Seg, 15 de Outubro de 2007 15:47
Atualmente, e sempre, o propagandista é insubstituível na divulgação junto à classe médica dos medicamentos produzidos por nossas indústrias. O verdadeiro propagandista sabe que, antes de mais nada, é um prestador de serviços, muito mais do que um simples divulgador dos produtos tradicionais e últimos lançamentos da indústria farmacêutica. Ele sabe que é imprescindível criar um clima de empatia e uma relação de confiança com os médicos que visita.


Nenhum médico dedicará seu tempo e atenção à mensagem levada pelo propagandista, se não confiar naquele que a difunde. O conceito do laboratório representado serve para abrir portas, mas é a atuação do propagandista que as manterá ou não abertas. Ele trabalha com informação - e quanto maior a qualidade desta e o seu conhecimento a respeito, aliado à humildade de reconhecer o que não sabe, mas comprometendo-se prontamente a buscar as respostas solicitadas pelo médico, mais terá a confiança e o respeito deste.

Como médico, tive a oportunidade de conhecer alguns representantes desta categoria que me marcaram profundamente pelo seu profissionalismo, seriedade, competência e, sobretudo, humanidade. Trago na lembrança dos tempos de minha residência em cirurgia geral na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre (RS), então extremamente carente de recursos materiais, o auxílio constante e generoso que obtínhamos de inúmeros propagandistas que estavam sempre dispostos a conseguir amostras, ou mesmo originais, dos medicamentos de seus laboratórios, e até de seus concorrentes, com os quais tanto sofrimento minimizamos, tantas doenças curamos e tantos pacientes pudemos ajudar a retornar ao convívio de suas famílias.


Aprendi a confiar e a apreciar a desenvoltura do relacionamento que sabiam cultivar. Eram uma grande fonte de obtenção de material científico, não apenas de simples materiais promocionais. Embora não possa negar que quase todos médicos, especialmente em início de carreira, apreciem ganhar pequenos brindes que lhes sejam úteis no dia-a-dia. Atualmente, quase 30 anos passados e trabalhando com estes profissionais, não mais como seu cliente, e sim como usuário de seus serviços, posso avaliar a importância e a diferença que um bom propagandista representa para a Força de Vendas de um laboratório.

 

Fonte: www.alanac.gov.br